
Foi inaugurado no passado dia 16 de outubro de 2020 o Monumento à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Sujeito a concurso público, foi atribuído o primeiro prémio ao meu projeto que resultou nesta escultura, executada em parceria com o Sr. Hélio Costa da GRAVARTE. Agradeço a toda a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, aos presentes no evento e a todos os demais fruidores da escultura.

“Esta escultura pretende ser um monumento às ligações. Ao relacionamento entre municípios, comunidades e cidadãos. Recorda os 30 anos de colaboração e de esforço coletivo para a concretização dos objetivos comuns. É uma celebração da união e é um apelo à sua perpetuação.
O entrelaçar dos anéis, que representam as pessoas e, por conseguinte, os municípios, sintetiza essa mesma cooperação, e assim, de objetos de equilíbrio frágil constrói o corpo coeso que materializa o conceito de força pela união.
Instalada junto ao solo, pretende aproximar-se de quem por ela passa, integrando o espaço e a comunidade que enaltece.” — João Bernardo, 2019